Por meio dessa pesquisa, é possível identificar pagamentos indevidos por parte da empresa e o valor do crédito que pode ser obtido em futuras recuperações fiscais.
Nesse caso, a revisão fiscal é uma análise dos créditos tributários acumulados pela empresa nos últimos 5 anos. Tudo é feito por meio de levantamentos de dados e histórico de transações, bem como das atividades financeiras e tributárias das empresas.
Falando logicamente, a revisão fiscal não é uma operação simples de realizar – mesmo assim, muitas empresas passaram muitos anos pedindo que recuperassem seu crédito.
A coleta de dados deve ser meticulosa, exigindo que os departamentos de finanças, gerentes de TI, impostos e recursos humanos trabalhem juntos seriamente.
Este processo não pode ser realizado por “suposição”, portanto é necessário atentar para, por exemplo, o ICMS e a substituição tributária – quando um contribuinte é substituído por outro no cumprimento de determinados tributos.
Além disso, é essencial poder contar com a utilização de uma solução fiscal especialista para facilitar a apuração histórica de processos como:
planejamento tributário;
check-up´s técnicos;
processo de escrituração (SPEDs);
emissão de NF-es;
auditorias fiscais.
© Empire Assessoria Contabil Eireli – 23.311.846/0001-48
Copyright Empire Contabil – 23.311.846/0001-48